Artigos - Material Educativo

Tipos de Alergia: Saiba como Identificar e Tratar seus Sintomas

Estas substâncias contidas nos produtos cosméticos podem levar ao surgimento da alergia no rosto, levando ao aparecimento de sintomas como vermelhidão, coceira, pápulas e até inchaço no rosto. A exposição solar pode gerar alergia no rosto em algumas pessoas, pois leva ao surgimento da chamada fotossensibilidade aos raios ultravioletas, que podem se instalar mesmo em poucos minutos de exposição ao sol. A alergia no rosto provocada pela exposição solar é confirmada por um médico dermatologista através da história dos sintomas da pessoa e do exame das lesões na pele. O que fazer: o tratamento para dermatite de contato é feito através da eliminação do contato com agente que provoca a alergia no rosto, sendo que o dermatologista pode indicar remédios como anti-alérgicos e corticoides e pomadas com corticoide, como a betametasona, por exemplo. Estes sintomas podem aparecer poucos minutos ou até horas após o contato com o alérgeno, sendo importante, lavar a pele com água abundante e sabão com pH neutro assim que surgem os sintomas. Os sintomas mais comuns são falta de ar, tosse, chiado e sensação de aperto no peito, que surgem durante crises provocadas por, entre outros motivos, reações alérgicas. Alguns tipos de alimentos, como camarão e pimenta, também podem causar o surgimento de alergia no rosto, provocando sintomas como vermelhidão, coceira, podendo também levar ao inchaço dos olhos, lábios e língua, falta de ar e vômitos.

O que fazer: quando a alergia no rosto está acompanhada de sintomas como falta de ar, inchaço no rosto e na língua é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois pode provocar um choque anafilático, que corresponde a uma reação alérgica grave e que pode colocar a vida da pessoa em risco. A reação alérgica mais grave ao leite é chamada anafilaxia. As reações de início retardado à penicilina podem também ser vistas na cavidade oral como glossite aguda, língua sarrenta, melanoglossia, quilose e grave estomatite com perda da mucosa bucal. Além disso, alguns anti-histamínicos de primeira geração, como a difenidramina, podem ser usados em hospitais para o tratamento de reações alérgicas graves ou anafiláticas, aplicados diretamente na veia ou no músculo por um enfermeiro, sob supervisão médica. A alergia no rosto se caracteriza pela vermelhidão, coceira e inchaço na pele da face, podendo ocorrer por causa de várias condições, como a dermatite de contato, que é uma reação inflamatória do corpo que surge devido ao contato de Tratamento da Obesidade alguma substância com a pele, reação a determinados cosméticos, uso de medicamentos ou ingestão de alimentos, como o camarão, por exemplo. A doença pode provocar coceira, manchas e pápulas vermelhas na pele, como bolinhas.

A dermatite atópica é uma doença crônica que atinge principalmente crianças e surge por causa de fatores genéticos e alterações na barreira da pele. Esta doença é desencadeada quando o corpo reage de uma forma excessiva a determinados agentes alérgenos, isto significa que as células da pele provocam uma reação na pele por causa de exposições da mãe durante a gestação a determinados produtos, mudanças climáticas, fumaça do cigarro ou até mesmo devido a agentes infecciosos, como bactérias e fungos. Esta situação ocorre porque o sistema imunológico reage de forma exagerada quando reconhece essas substâncias no corpo. Nos casos mais severos, o paciente pode ter inúmeras lesões por todo o corpo de uma só vez. Em casos severos, a dose necessária dos anti-histamínicos de 2ª geração para controlar os sintomas pode ser duas ou três maior que a recomendada na bula. O uso de determinados medicamentos, como a aspirina e antibióticos à base de penicilina, pode provocar o surgimento de reações alérgicas, inclusive a alergia no rosto, em que pode ser percebida vermelhidão e coceira da pele da face. Os anti-histamínicos são remédios indicados para o tratamento de reações alérgicas, como urticária, coriza, rinite alergia ou conjuntivite, por exemplo, pois agem reduzindo os sintomas de coceira, inchaço, vermelhidão ou corrimento nasal.

Um biscoito feito com água, farinha e sal, por exemplo, pode ser produzido no mesmo maquinário que um outro, composto de ovos e leite, tendo, portanto, possibilidade de contaminação cruzada. Esses anti-histamínicos geralmente são indicados para o tratamento de reações alérgicas, dermatite alérgica, urticária, rinite alérgica, vertigem, náuseas causadas por viagens, ou prevenção de vômitos pós-operatórios, por exemplo, e devem ser usados com orientação médica. Entretanto, ele apresenta alguns lados negativos, como por exemplo, reações alérgicas do tipo imediato e prolongado. Além disso, substâncias ingeridas ou injetadas, como, por exemplo, alimentos e medicamentos, além de picada de insetos, podem ser responsáveis por alergias do tipo imediato. Algumas se tornam até fatores de risco para outras complicações, como foi o caso das alergias respiratórias durante a pandemia do coronavírus. Já a intolerância alimentar não envolve o sistema imunológico, não causa risco de vida e seus principais sintomas são diarreia, dor e gases. O tratamento para alergia no rosto é indicado por um médico dermatologista e depende da causa que leva às reações na pele desta área do corpo, no entanto, em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos anti-alérgicos e pomadas de corticoides. No entanto, se os sintomas persistirem mesmo com a interrupção do uso do cosmético pode-se usar medicamentos anti-alérgicos ou se a reação alérgica no rosto for muito forte é importante consultar um dermatologista para indicar o tratamento mais apropriado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *